Associação da Vila Militar

Paralela à história da Policia Militar do Paraná sempre houve necessidade de uma instituição que promovesse ações de assistência social para os integrantes da Corporação. Assim, em 1953, oficiais se reuniram e criaram uma entidade cujo objetivo, dentre tantos outros, era a construção de uma Vila Militar para as praças, do soldado ao subtenente. Passado o tempo, em 1963, com a participação de todos os associados, a instituição passou a denominar-se de Associação da Vila Militar (AVM) que década após década, expande suas atividades num leque de benefícios aos associados e a seus dependentes, e hoje congrega perto de 30 mil associados e dependentes em todo o Paraná.

Nestes mais de 50 anos de existência, a AVM nunca contemplou um olhar específico para a educação, no ponto de vista da oferta a seus associados, filhos e netos, de algo que os beneficiasse na formação escolar, apesar de nunca descurar no apoio a que isso ocorresse, pois edificou e ofereceu um prédio na rua Almirante Gonçalves, nº 1.423, no bairro Rebouças, Curitiba, onde acolheu o Colégio da Polícia Militar, num momento em que este se viu sem um local para funcionamento porque tivera de se mudar do outro prédio, na rua Vicente Machado.

No ano de 2017, a Associação da Vila Militar viu que a educação poderia ser mais um dos objetivos de seus Estatutos e, resultado disso, lançou a ideia entre seus Diretores com a premissa de inovação e de coragem, respaldada de uma inseparável responsabilidade.

Formou-se uma Comissão de Estudos para a implantação de um Colégio, visando a oferta do ensino fundamental lI (do 6° ao 9° ano) e do Ensino médio (da 1ª a 3ª série), cujas vagas seriam destinadas para filhos e netos de associados da AVM e para a comunidade paranaense.

O estudo completou para essa implantação compreendeu desde uma pesquisa de mercado, cujos resultados revelaram grande interesse dos associados e da comunidade em geral no empreendimento. Assim a AVM constituiu juridicamente um Colégio privado, com o nome fantasia de COLÉGIO VILA MILITAR, na rua Almirante Gonçalves, nº 1.423, no bairro Rebouças, com funcionamento desde o ano letivo de 2018.

Em 13 de março de 2018, a SEED, através da Resolução n.º 945, publicada do Diário Oficial do Estado n.º 10.148, de 14 de março de 2018, credenciou, para oferta de educação básica, o Colégio Vila Militar – Fundamental e Médio por 05 (cinco) anos. Em 27 de agosto de 2018, a SEED, através da Resolução nº 4.019, publicada no Diário Oficial do Estado n.º 10.272, de setembro de 2018, reconheceu o Ensino Fundamental (anos finais) e o Ensino Médio do Colégio Vila Militar – Ensino Fundamental e Médio.

Faça já sua Matrícula

Seu futuro é agora! Venha para o Colégio Vila Militar!

Preparando Alunos para um Futuro de Sucesso – O Seu Futuro Começa Aqui no Colégio Vila Militar!