Missão | Visão | Valores   arrow

A Polícia Militar do Paraná sempre participou ativamente da história paranaense, crescendo com o Estado e adaptando-se à evolução da sociedade. Nessa evolução, com a finalidade de atender aos anseios da comunidade, preocupou-se com a formação intelectual e educacional de seus integrantes, investindo em programas de ensino, quer por sua Academia Policial Militar do Guatupê, quer por seus Colégios da Polícia Militar do Paraná, existentes em Curitiba e Londrina e, em 2019, também em Pato Branco, Maringá e Cascavel.

Neste ano de 2018, pautada pelos mesmos princípios educacionais, mas com características de uma instituição privada, a Associação da Vila Militar – AVM – , uma das mais sólidas instituições  de classe do Brasil,  que congrega a quase  totalidade dos policiais militares e bombeiros militares da Polícia Militar do Estado do Paraná, e, atualmente, com mais de 21 mil sócios, visando a atender a necessidade da demanda de seus associados e da comunidade paranaense, implantou  o  Colégio Vila Militar, com objetivos claros de resgatar valores de cidadania, de civismo e de patriotismo, ofertando a  educação com bases filosóficas na hierarquia e na disciplina militar.

A prática pedagógica do Colégio Vila Militar consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, demonstrando normas de conduta e de boa educação, além dos direitos e deveres imprescindíveis à vida comunitária.

O Colégio Vila Militar oferece formação em turmas do Ensino Fundamental II – do 6º. ao 9º. ano e em turmas do Ensino Médio, da 1ª. à 3ª. série.

A sua primeira Unidade foi inaugurada no início do ano letivo de 2018 e conta com mais de 500 alunos matriculados nos turnos da manhã, da tarde e da noite.

O Colégio Vila Militar está localizado no antigo Colégio da Polícia Militar,  na Rua Almirante Gonçalves, nº 1423, no Bairro Rebouças, em Curitiba,  e já está desenvolvendo  Estudos de expansão para outras cidades do Paraná,  tendo apresentado o Projeto nas cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo, Cascavel, Pato Branco e Ponta Grossa, com grande expectativa das comunidades locais, além de já estar programando visitas às cidades do norte paranaense, no próximo mês de maio.

A expectativa de novas unidades do Colégio Vila Militar traduz a importância da existência de instituições com filosofia militar, não só no Paraná, mas em todo o nosso querido Brasil, numa prova insofismável de que educação e disciplina são elementos fundamentais para a preparação de nossos futuros líderes, em todos os campos de atividades, e, nesse sentido, tanto a Polícia Militar do Paraná como a Associação da Vila Militar, passam a ser exemplos.

Sérgio Renor VENDRAMETTO – Diretor-Comandante.

MISSÃO

Acima de promover a educação pela educação, a missão é educar para desenvolver talentos, educar para transformar informações em conhecimento e educar para a vida.

VISÃO

Valorizar as potencialidades individuais do educando, fundamentando-as em princípios de disciplina, de respeito, de dignidade e de ética.

1. a) desenvolver processos do novo com responsabilidade;
  2. b) desenvolver atitudes deontológicas que se alicerçam na ética, na moral, na disciplina, no respeito ao próximo e no relacionamento humano.
  3. c) desenvolver talentos humanos que os integrem às mais modernas tecnologias.

Converse conosco